Silmar na Conferência Nacional da Pessoa Idosa

por claudiney publicado 18/12/2025 12h55, última modificação 18/12/2025 12h56
Silmar na Conferência Nacional da Pessoa Idosa

Silmar e a delegação do Paraná

       O vereador Silmar Gallina, Procurador da Pessoa Idosa na Câmara de Francisco Beltrão, está representando o município e integra a delegação do Paraná na 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que está sendo realizada esta semana em Brasília. O tema da conferência é: “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação.

      Trata-se do principal espaço do país de participação social para a formulação de políticas públicas voltadas ao envelhecimento digno e saudável. Participam delegações de todo o Brasil. A do Paraná possui mais de 30 delegados. De Francisco Beltrão, além do vereador Silmar, também estão presentes Hélio de Oliveira e Valtemir Gomes, delegados estaduais.

      A programação inclui plenárias, painéis temáticos e grupos de trabalho organizados em cinco eixos estratégicos, que abordam desde o financiamento das políticas públicas até o enfrentamento das violências contra a pessoa idosa e o fortalecimento dos conselhos de direitos como política de Estado.

       O objetivo central do encontro é fortalecer o diálogo entre governo e sociedade civil, ampliando a escuta das pessoas idosas e valorizando seu protagonismo na definição de prioridades para as políticas públicas.

      As propostas que estão sendo formuladas seguirão para a plenária final, nesta sexta-feira (19), para a formulação das diretrizes nacionais para o fortalecimento dos direitos da pessoa idosa. A conferência foi retomada em 2025 após nove anos de paralisação. Durante o ano foram realizadas as conferências municipais e estaduais. As propostas elencadas nestes encontros foram levadas para o debate nacional.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.