SAMU SUDOESTE RECEBE HOMENAGEM DA CÂMARA DE BELTRÃO

por maikiel publicado 03/07/2023 16h31, última modificação 03/07/2023 16h31

Por proposição do vereador Silmar Gallina (PSDB), aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores, o Samu Sudoeste recebeu uma moção de aplauso e reconhecimento por dez anos de serviços prestados ao município de Francisco Beltrão e toda a região.

Em 10 anos de atendimentos são mais de 500 mil ligações recebidas pelo 192 e cerca de 240 mil atendimentos de urgência e emergência com ambulâncias do SAMU. O serviço na região conta com 4 Unidades de Suporte Avançado e 15 Unidades de Suporte Básico.

É importante destacar que não é a quantidade de atendimentos que devem ser comemorada, já que são de urgência e emergência, onde as vítimas ou pacientes estão, na maioria das vezes, enfrentando o pior momento de sua vida. “O que celebramos é a existência do serviço na região, que já salvou inúmeras vidas”, comenta Kelly Custódio, que coordenada do Ciruspar, consórcio que administra o Samu Sudoeste.

“Desde a equipe administrativa, auxiliares de serviços gerais das bases, bem como cada membro das equipes, são profissionais comprometidos para estar de prontidão e atender ao chamado pela vida. Buscam sempre o aperfeiçoamento constante, pois escolhem atender quem não escolheu ser atendido por eles”, destaca o vereador Silmar Gallina, que propôs a homenagem.

Também esteve presente o vice-prefeito, Antonio Pedron, que destacou a parceria entre o Samu e o público. Lembrou dos desafios para manter o serviço ativo e reafirmou o compromisso que Beltrão tem com o Samu.

Encerrando a cerimônia, o presidente da Câmara, vereador Tupy Prolo (PP), salientou que o Poder Legislativo não se furta quando o assunto é amparar o Samu. “Nós sabemos que são as prefeituras que estão mantendo o Samu funcionando e isso é fundamental para a nossa gente, por isso, a Câmara trabalha sempre no sentido de ajudar a viabilizar e manter esse serviço funcionando e salvando vidas todos os dias”, disse.