PROMULGADA LEI QUE AUTORIZA REPASSE FINANCEIRO AOS ACS E ACE DE FRANCISCO BELTRÃO

por maikiel publicado 09/01/2023 16h40, última modificação 10/01/2023 15h24
A lei de autoria do vereador Junior Nesi (PSDB) foi aprovada pela Câmara ainda no ano passado

A Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão aprovou ainda no final do ano passado, o Projeto de Lei 22/2022, criado pelo vereador Júnior Nesi (PSDB), que autoriza o Poder Executivo Municipal a repassar Incentivo Financeiro Adicional aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e aos Agentes de Combate às Endemias (ACE) a título de incentivo profissional, visando estimular os profissionais que trabalham nos programas estratégicos da Política Nacional de Atenção Básica e fortalecimento da atuação desses profissionais.

“Em resumo, o Ministério da Saúde dispõe desses recursos e essa lei autoriza o Município a usar desse dinheiro para conceder esse incentivo financeiro aos Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Endemias de Francisco Beltrão”, explica o Vereador.

Depois de aprovado, o projeto seguiu para o Executivo Municipal que tinha 15 dias para sancionar a nova lei. O prefeito, no entanto, silenciou o projeto de lei, ocorrendo a sanção tácita. Sanção tácita é quando o prefeito, mais de 15 dias úteis depois de ter recebido a proposição, não se manifesta expressamente a respeito dela.

Nesse caso, cabe ao presidente do Legislativo Municipal promulgar a lei. No caso da Lei Municipal Nº 4.966, ela foi devolvida à Câmara de Vereadores e nesta segunda-feira foi promulgada pelo presidente da Casa, Vereador Tupy Prolo. Participaram da assinatura os demais membros da mesa diretora: vereador Junior Nesi (PSDB), vice-presidente; vereador Ronaldo Bizotto (PP), primeiro secretário e Jean Emiliano (MDB), segundo secretário.

“É uma vitória para esses profissionais. Eles são a linha de frente, que estão no dia a dia visitando as casas e conhecendo de perto a realidade das famílias, e valoriza-los é fundamental para a continuidade desse serviço”, destaca o autor da Lei, Junior Nesi.

O presidente da Casa disse que não poderia ser diferente. “No dia em que esse projeto foi votado, ainda no ano passado, o plenário da casa estava lotado com mais de cem pessoas pedindo por essa aprovação. Agora, por meio da sanção tácita, promulgamos a lei e o Município poderá usar de recursos do Ministério da Saúde para esses pagamentos a esses profissionais tão importantes para nossa população”, comenta Tupy Prolo.

Norman bomfim
Norman bomfim disse:
10/01/2023 15h27
Gostaria de receber essa lei 22/2022 que reconhece que o valor do incentivo adicional financeiro é dos agentes de saúde e age tes de endemias.

Grato
adm
adm disse:
10/01/2023 17h22
Boa tarde, segue link para acesso da lei https://sapl.franciscobeltrao.pr.leg.br/norma/234
Isaias
Isaias disse:
10/01/2023 21h51
Gostaria de receber essa lei, sou acs e parlamentar no meu M
unicípio