PROJETO QUE PREVÊ VALORIZAÇÃO DO ALUNO EXEMPLAR É APROVADO PELA CÂMARA

por maikiel publicado 26/09/2023 10h28, última modificação 26/09/2023 10h28

“O reconhecimento e a valorização do mérito estudantil são fundamentais para estimular o empenho e a dedicação dos alunos, promovendo a excelência no sistema educacional e o desejo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens. Nesse sentido, a criação da figura do "Estudante Exemplar" busca incentivar os alunos a se dedicarem aos estudos e alcançarem resultados expressivos em todas as disciplinas curriculares”.

Essa é parte da mensagem do projeto de lei 42/2023, de autoria do vereador Silmar Gallina (PSDB) que visa bonificar alunos exemplares dos colégios estaduais de Francisco Beltrão. De acordo com a proposta, quem tiver as melhores notas, receberá uma homenagem formal do Legislativo Municipal e terá a garantia de uma vaga de estágio remunerado em órgãos públicos municipais.

A seleção dos alunos exemplares será baseada na média aritmética das notas alcançadas ao longo do ano letivo, de acordo com a ordem decrescente de classificação. Todos os estudantes regularmente matriculados e frequentes na instituição de ensino credenciada ao projeto poderão participar da seleção, o que promoverá a inclusão e a participação ampla dos alunos.

“A intenção desse projeto é valorizar que se dedica e fomentar nos alunos o interesse pelos estudos, garantindo o acesso ao mercado de trabalho com esse estágio remunerado”, comenta o vereador Silmar Gallina, que acrescentou que “os investimentos em educação são fundamentais e promover formar de levar os estudantes até esses investimentos é a maneira que o Poder Legislativo pode contribuir, por isso, criamos essa e tantas outras políticas públicas relacionadas à educação”.

A primeira votação do projeto aconteceu na sessão de segunda-feira (25) e foi acompanhada por alunos de vários colégios estaduais. Nesta terça (26), acontece a segunda votação e, se novamente aprovado, o projeto segue para sanção ou veto do prefeito.