PROJETO DE LEI QUE PREVÊ INSTALAÇÃO DE DETECTORES DE METAIS EM ESCOLAS É PROTOCOLADO NA CÂMARA

por maikiel publicado 05/04/2023 10h18, última modificação 05/04/2023 10h18

Os vereadores Dile Tonello (PV), Quintino Girardi (PSC) e Rodrigo Inhoatto (PP) protocolaram na secretaria da

Câmara Municipal de Francisco Beltrão um projeto de lei que prevê a instalação de detectores de metais em escolas de Francisco Beltrão, com o objetivo de prevenir a entrada de armas e objetos que possam causar riscos a alunos e equipe de trabalho dos estabelecimentos de ensino.

A mensagem do projeto diz que “a onda de violência nos estabelecimentos de ensino tem sido crescente, onde os professores, funcionários e os próprios alunos são agredidos com instrumentos de ataque como facas e até armas de fogo, entre tantos outros objetos. Devido a essa alta incongruente do ingresso desses materiais, maus alunos dão seguimento a ações infracionais no interior de estabelecimentos, onde deveriam ser um espaço seguro e eleito do saber. Comprovadamente, fundamentado na experiência em segurança pública, os detectores de metais, reforçados da inspeção dos pertences em aparelhos de raios-X, reduz a probabilidade da entrada de objetos que sirvam de apoio ao cometimento de tais atos infracionais. A proposta se desenvolve na direção de tornar obrigatória a inspeção de pertences e a passagem de todos por detectores de metais antes de adentrar o estabelecimento de ensino”.

O projeto foi protocolado nesta semana e será dado conhecimento da matéria ao plenário na próxima sessão ordinária, no dia 10 de abril. Na sequencia, será enviado para as comissões para emissão dos pareceres. Se estes forem favoráveis, o projeto entra em pauta para ser apreciado, debatido e votado pelos vereadores. Se aprovado, é enviado para sanção ou veto do prefeito.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.