PROJETO CRIADO PELO LEGISLATIVO VAI INSERIR PESSOAS COM MAIS DE 50 ANOS NO MERCADO DE TRABALHO

por maikiel publicado 28/02/2024 08h47, última modificação 28/02/2024 08h47

O programa 50+ em Atividade foi criado no ano passado, através do projeto de lei nº 44/2023 do legislativo. A proposta foi criada e apresentada para a câmara municipal pelo vereador Silmar Gallina, e depois do trâmite processual, foi aprovada por unanimidade no Legislativo e enviada para sanção do prefeito.

O programa é destinado a incentivar a inserção e a manutenção das pessoas com 50 anos ou mais no mercado de trabalho. O projeto de lei que o criou trouxe no texto original definições como: a criação de um cadastro único para intermediar trabalhadores idosos e vagas no mercado de trabalho, bem como registrar idosos que exerçam atividade autônoma; fornecimento de cursos e projetos de capacitação e reciclagem profissional para idosos; realização de campanhas informativas e de conscientização, visando à redução do preconceito de idade no mercado de trabalho, além de uma série de outras obrigações ao poder público.

O lançamento oficial do 50+ em Atividade foi nesta terça-feira (27), em um evento no plenário da Câmara Municipal e contou com a presença de autoridades e de equipes e gestores de RH de várias empresas. “O objetivo de reunir esse público é apresentar esse trabalho e mostrar que a contratação de pessoas com mais de 50 anos para determinadas funções pode ser algo muito positivo para as empresas”, destaca a secretária municipal de Emprego, Mulher e Bem Estar Social, Flaviana Tubin.

Silmar Gallina informou que a proposta do projeto veio de demandas da população. “Recebemos muitos relatos e até reclamações de pessoas dessa faixa etária que estavam com dificuldades para a inserção no mercado de trabalho e precisavam de emprego para ter renda. Buscamos informações, estruturamos essa ideia e hoje ela se torna uma realidade muito positiva. Quero agradecer aos colegas vereadores pela aprovação da matéria e ao Executivo Municipal por executar rapidamente essa ação que vai beneficiar milhares de pessoas”, comentou o vereador.

A operacionalização do projeto se dará através da Agência do Trabalhador, que fará a recepção dos currículos, oferecerá cursos de capacitação de mão de obra e a intermediação das contratações junto com as empresas. Quem tiver interesse em saber mais sobre o projeto pode procurar a Agência do Trabalhador para mais informações.

Também participaram do evento de lançamento o secretário chefe de gabinete da prefeitura, Alaércio Corazza, representando o prefeito Cleber Fontana; a secretária executiva da CDL, Sirley Zapeline; a diretora da Agência do Trabalhador, Noely Thomé e o presidente da Associação Empresarial, William Madruga.