PROFISSIONAIS QUE ATUARAM NA INTERVENÇÃO DO HOSPITAL SÃO FRANCISCO SÃO HOMENAGEADOS PELA CÂMARA

por maikiel publicado 30/04/2024 15h52, última modificação 30/04/2024 15h52

Nesta terça-feira (30) a Câmara Municipal de Francisco Beltrão entregou moção de aplauso e reconhecimento para quatro profissionais que atuaram na intervenção do Hospital São Francisco em 2017: Aline Biezus, Maico Trevisol, Cíntia Ramos e Ida Detoni.

A proposição da homenagem foi feita pelo vereador Cidão e aprovada pela Casa. A justificativa foram os relevantes serviços prestados no processo de gestão do Hospital. A texto da homenagem destacava parte do histórico desse processo: “Com as constantes manifestações dos membros da Equipe Diretiva do Hospital São Francisco em solicitar o descredenciamento junto ao SUS na época, relatando as dificuldades financeiras e de forma a não conseguir permanecer no atendimento público, foi que no ano de 2017 especificamente em 30 de novembro de 2017 através do Decreto N.º 688/2017 foi publicado pelo executivo do município a Intervenção denominada “Requisição Administrativa”- “ Decreta Intervenção Municipal na Modalidade Requisição Administrativa de Bens, Empregados e Serviços da Sociedade Hospitalar Beltronense (Hospital São Francisco), pelo prazo de 06(seis) meses, para evitar o colapso do sistema de saúde pública municipal e garantir a continuidade do atendimento público aos munícipes.”

Neste mesmo decreto foi indicado pelo poder público uma Comissão de Administração com plenos poderes de direção e administração, composto por três profissionais do quadro próprio de servidores do município, comissão esta composta pelos servidores citados acima.

A Missão dos membros devidamente designados teve repercussão bastante expressiva, pois tinha poderes para gerir uma Unidade Privada, devendo essa Comissão movimentar contas bancárias, movimentar e gerir equipamentos, bens, pessoal, firmar contratos e convênios públicos e privados, estabelecer novas pactuações, instaurar auditorias especificas sem interrupção nos atendimentos hospitalares, preservando sempre a vida humana e a sequência dos atendimentos em saúde, sem prejuízo aos usuários do Sistema Único de Saúde.

“Portanto, neste ato de Moção de Aplausos o objetivo maior é homenagear e demonstrar o reconhecimento da população aos profissionais públicos membros da Comissão da Intervenção que atuaram e atuam de forma decisiva para desempenho e funcionamento do atendimento naquela Unidade Hospitalar ao longo destes seis anos de Intervenção”, destacou o vereador Cidão em seu pronunciamento.

O presidente da Casa, vereador Tupy Prolo, também citou a importância da manutenção do funcionamento do Hospital São Francisco junto ao SUS. “Isso fez a diferença na vida de muitas pessoas. Foi uma medida necessária e quem trabalhou para que isso acontecesse, realmente merece essa homenagem”, disse.

Também esteve presente o prefeito Cleber Fontana, que lembrou da trajetória de negociações e discussões até que o ultimo recurso para que o Hospital continuasse atendendo a população via SUS foi a intervenção. “Hoje vemos o quanto isso foi decisivo. Toda a nossa população e também da região puderam ter esse amparo na saúde sem temer a falta de atendimento. Quero parabenizar a Câmara por promover essa homenagem e a todos esses profissionais que desempenharam esses papeis tão importantes”.

Em nome dos homenageados, Cíntia Ramos agradeceu a Câmara e ao Vereador Cidão pela homenagem. Ela destacou que o trabalho na área de saúde não é fácil e depende de pessoas comprometidas. "Hoje vemos que o Hospital São Francisco atende muito bem toda a demanda e isso se deve à quem se dedica ao que faz. Quero agradecer por esse reconhecimento em nome de nós, quatro homenageados, mas lembrar de todos que trabalham no dia a dia".

Também acompanharam o evento o vice-prefeito Antonio Pedron, o Secretário de Saúde, Manoel Brezolin, e demais convidados e público em geral.

OS HOMENAGEADOS

Aline Marieli Jochem Biezus, enfermeira, servidora Pública que na época atuava como Secretária Municipal de Saúde do município e juntamente com suas atividades atuou como Membra e Presidente da Comissão Interventora do Hospital São Francisco.

Cintia Jaqueline Ramos, economista, servidora Pública municipal há 30 anos, na época da intervenção atuava como Diretora da 08ª Regional de Saúde e juntamente com suas atividades atuou como membra da Comissão Interventora do Hospital São Francisco.

Maico Trevisol, enfermeiro- servidor Público, na época atuava como enfermeiro na UPA de Francisco Beltrão e foi convocado pela Secretária Municipal de Saúde Aline para ser o coordenador das atividades internas do Hospital São Francisco, fazendo parte posteriormente como membro da equipe de intervenção.

Ida Detoni, servidora Pública Estadual aposentada, e membra da Comissão de Intervenção, veio apoiar nas atividades nos últimos dois anos de intervenção.