Lei garante prevenção à violência contra educadores
Por iniciativa da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão, o município vai instituir a política de prevenção à violência contra educadores, com as ações principalmente no mês de outubro, quando são celebrados o Dia do Professor e o Dia do Servidor Público. A medida está prevista em lei aprovada por unanimidade pelo Legislativo, de autoria dos vereadores e professores Silmar Gallina e Maria de Fátima.
“A nossa meta é proteger todos os profissionais que atuam no ambiente escolar, incluindo professores, orientadores, técnicos educacionais, dirigentes escolares, agentes administrativos e demais servidores da educação", explicam os autores do projeto.
As metas, segundo eles, são estimular a reflexão sobre a violência física e moral cometida contra os educadores, implementar medidas educativas e preventivas para esse tipo de situação e promover campanhas de conscientização. As ações devem ser encabeçadas pela secretaria municipal de Educação, contando com total apoio do Poder Legislativo e de entidades públicas e privadas ligadas à educação.
“No Brasil o problema é muito grave e não podemos deixar este cenário crítico chegar ao nosso município. Por isso fundamental que sejam adotadas medidas educativas e preventivas, reforçando o respeito e a valorização destes profissionais, proporcionando ambientes escolares mais saudáveis e seguros. Além do poder público, vamos estimular o envolvimento e a participação de toda a sociedade”, enfatizam Maria de Fátima e Silmar Gallina.