Lei garante atividades esportivas para autistas
A Câmara de Francisco Beltrão criou por lei, de autoria da vereadora Maria de Fátima, o Programa Esporte para Autistas, com o objetivo de promover a inclusão social, o bem-estar e o desenvolvimento motor, emocional e social de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio da prática esportiva adaptada. As atividades devem disponibilizadas gratuitamente em espaços públicos como ginásios, quadras e campos.
“A nossa meta é garantir às pessoas com TEA o acesso a atividades físicas adaptadas e seguras, respeitando suas particularidades e limitações individuais, bem como estimular o desenvolvimento da coordenação motora, socialização, autoestima e autonomia destas pessoas, além de disponibilizar suporte às famílias e responsáveis, através do acolhimento e troca de experiências”, justifica a vereadora Maria de Fátima.
Também propõe que sejam firmadas parcerias da prefeitura com instituições de ensino superior e empresas privadas, possibilitando a participação de estudantes voluntários como parte de sua formação, envolvendo os pais, profissionais de educação física, psicólogos e voluntários no planejamento e execução das atividades.