Executivo apresenta propostas para a Lei Orgânica

por claudiney publicado 04/02/2026 15h40, última modificação 04/02/2026 15h37

EXECUTIVO APRESENTA PROPOSTAS PARA A REVISÃO DA LEI ORGÂNICA   

 

         A Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão realizou nesta quarta-feira (04) a terceira Audiência Pública sobre a atualização da Lei Orgânica do município. Desta vez o debate foi sobre as alterações propostas pelo Poder Executivo. A explanação foi feita pelas Procuradores da prefeitura, advogadas Camila Slongo Pegoraro Bönte e Fernanda Trindade.

       Elas pontuaram os principais setores que devem ser atualizados, como as leis municipais complementares, administração de pessoal, previdência dos servidores, alinhamento à Emenda Constitucional 103/2019, responsabilidade fiscal, transição de mandato e as políticas públicas setoriais. Como a Lei Orgânica impacta principalmente nas ações do Executivo, a prefeitura tem participação fundamental neste processo de revisão.

      Os vereadores trabalham há vários meses analisando os pontos que precisam ser atualizados.  Em breve as propostas serão levadas para debate e aprovação em plenário. A Lei Orgânica é a norma que organiza o município, disciplina a sua estrutura, funcionamento e competências. A atualização visa adequá-la às mudanças sociais, jurídicas e administrativas ocorridas ao longo do tempo, bem como às novas disposições constitucionais e legais.

        O trabalho está sendo feito com a garantia do princípio da transparência e da democracia, ouvindo a sociedade e fortalecendo o processo legislativo. Nesta Audiência Pública estiveram presentes os vereadores Cidão Barbiero (presidente da Câmara), Bruno Savarro, Julio Spada, Maria de Fátima, Silmar Gallina, Policial Oberdan Saretta.  

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.