ESTÁ SENDO CRIADA A ASSOCIAÇÃO DOS FIBROMIÁLGICOS DE FRANCISCO BELTRÃO

por maikiel publicado 19/01/2023 14h58, última modificação 19/01/2023 14h58
Representantes da entidade estiveram na Câmara de Vereadores nesta semana

A Associação dos Fibromiálgicos de Francisco já foi criada, com formalização de CNPJ e demais processos legais para a oficialização da entidade, faltando apenas estruturação física. Ela tem como objetivo representar junto à sociedade os interesses dos portadores da fibromialgia.

Nesta semana, representantes da Associação estiveram na Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão em contato com o vereador Junior Nesi (PSDB) solicitando apoio na criação dessa associação e nas causas em que ela irá atuar.

“Recebi as senhoras Marize Nascimento, Salete Menin Tortora, Claudiane Rios Corlassoli e Márcia Biazzi, que representam essa associação que está sendo criada em nosso Município. Ouvimos as demandas e nos colocamos à disposição para atuar na busca por possíveis recursos e projetos que possam beneficiar os portadores da fibromialgia aqui de Francisco Beltrão. O Legislativo Municipal é parceiro e vamos atuar, além da Câmara, junto ao Executivo e demais órgãos para que possamos estruturar e fazer a Associação dos Fibromiálgicos de Francisco Beltrão funcionar muito bem”, destaca Junior Nesi.

A FIBROMIALGIA

A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, ela trás sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas.

De cada 10 pacientes com fibromialgia, sete a nove são mulheres. Não se sabe a razão porque isto acontece. Não parece haver uma relação com hormônios, pois a fibromialgia afeta as mulheres tanto antes quanto depois da menopausa. A idade de aparecimento da fibromialgia é geralmente entre os 30 e 60 anos. Porém, existem casos em pessoas mais velhas e também em crianças e adolescentes.

O diagnóstico da fibromialgia é clínico, isto é, não se necessitam de exames para comprovar que ela está presente. Se o médico fizer uma boa entrevista clínica, pode fazer o diagnóstico de fibromialgia na primeira consulta e descartar outros problemas.