Escuta Especializada vai ampliar atendimentos
A educadora social e pedagoga Nilce Tomazini, da secretaria municipal de Assistência Social, e o professor Alisson Severgnini, diretor pedagógico da secretaria municipal de educação de Francisco Beltrão, participaram da sessão da Câmara de Vereadores na terça-feira (19) para falar da Escuta Especializada, desenvolvida em parceria pelas duas secretarias para atender crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Este método é realizado no município desde 2021.
Além de apresentar um balanço dos atendimentos e falar sobre a importância deste serviço, anunciaram que em breve o atendimento será ampliado e prestado para todas as formas de violência contra as crianças e adolescentes. A Escuta Especializada atende as faixas etárias contempladas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, como objetivo de oportunizar às vítimas a possibilidade da escuta e os devidos encaminhamentos para a solução do problema.
Os atendimentos são feitos a partir de demandas encaminhadas pela polícia, instituições de ensino, unidades de saúde ou qualquer outro órgão que venha a receber um relato espontâneo de violência sexual. Há também a possibilidade de encaminhamento quando houver a suspeita da violência, sendo o Conselho Tutelar o responsável por acolher a denúncia.
O serviço é prestado em um ambiente seguro, anexo ao Conselho Tutelar. Na sequência o relatório é encaminhado ao Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) para que seja realizado o acompanhamento psicossocial. Outros órgãos, como o Ministério Público, também podem ter acesso ao relatório, se houve a solicitação.