Escolas devem adequar sinais sonoros
As escolas municipais de Francisco Beltrão deverão utilizar sinais sonoros adequados aos alunos com Transtorno de Espectro Autista. Para tanto devem substituir as sirenes tradicionais, utilizadas atualmente para anunciar aos professores e alunos o horário de início, do recreio e de término das aulas. A medida está sendo adotada por meio de lei aprovada por unanimidade na Câmara por iniciativa da vereadora Maria de Fátima e do vereador Pedro Tufão Filho, ambos professores.
Eles explicam que a proposta surgiu a partir desta demanda social apresentada pelos pais e familiares de alunos autistas, visto que o barulho das sirenes tradicionais provoca problemas emocionais e comportamentais nestas crianças e adolescentes. Os estímulos sonoros intensos e repentinos podem provocar crises de ansiedade e desorientação, causando um sofrimento desnecessário para estes alunos.
“A substituição por sinais mais suaves, por sinalizações musicais ou visuais representa uma medida de respeito e inclusão, tonando o ambiente escolar mais acolhedor para todos. Trate- se uma medida de importante alcance social, que valoriza dignidade destas pessoas, a inclusão e o direito à educação em ambiente adequado para todos”, comenta os vereadores Pedro Tufão e Maria de Fátima.