ENCONTRO SOBRE A CRISE DO LEITE DEBATE MELHORIAS NO PREÇO E REDUÇÃO DE IMPORTAÇÃO

por maikiel publicado 01/09/2023 14h02, última modificação 01/09/2023 14h02

Mais de 300 produtores de leite lotaram o auditório da AMSOP na manhã desta sexta feira. O assunto da crise do leite voltou a tona com força total depois que dados da produção leiteira no sudoeste do Paraná revelaram que a atividade está se tornando insustentável. Segundo dados da Embrapa, um produtor de leite deixa a atividade a cada 11 minutos. A região sudoeste é a maior bacia leiteira do estado do Paraná, onde são produzidos quase 2 bilhões de litros por ano.

O encontro desta sexta-feira, além dos produtores, reuniu empresas e cooperativas de laticínios e demais envolvidos na cadeia leiteira, além de autoridades regionais e do estado. O movimento foi iniciado pela Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste - Acamsop, que realizou a mobilização em parceria com a Associação dos Municípios - Amsop.

Representando o Legislativo de Francisco Beltrão, além do presidente da Câmara, Tupy Prolo, estiveram os vereadores Fernando Misturini, Ronaldo Bizotto e Policial Oberdan. “Temos um número considerável de produtores e uma movimentação financeira grande que vem do leite em nosso Município, por isso, não poderíamos deixar de acompanhar esse encontro para conhecer de perto o problema e tentar construir encaminhamentos que possam ajudar nessa demanda tão importante”, comenta Tupy.

Um dos pontos mais debatidos, além do preço muito baixo pago aos produtores, frente aos altos custos de produção, foi a importação de leite, que hoje representa 12% do consumo nacional. Segundo a Aproleite Sudoeste, entidade que representa os produtores da região, mais de um bilhão de reais por ano deixam de circular só no sudoeste por conta dessas importações.

Como resultado do encontro, vereadores prefeitos e deputados firmaram compromisso de debater o assunto com as demais esferas de governo em busca de soluções para o problema.