Encontro aborda enfrentamento ao feminicídio

por claudiney publicado 01/04/2026 15h15, última modificação 01/04/2026 15h16

       A vereadora e Procuradora da Mulher na Câmara de Francisco Beltrão, Mara Fornazari Urbano, participou do Ato de Mobilização pelo Pacto Brasil Contra o Feminicídio, realizado em Curitiba. O evento reuniu autoridades nacionais, estaduais e representantes de diversas instituições, com o objetivo de fortalecer políticas públicas voltadas à prevenção e ao enfrentamento da violência contra as mulheres.

     Durante o encontro foram lançadas iniciativas de proteção e autonomia feminina, incluindo a adesão da Itaipu Binacional ao pacto nacional. Também teve o lançamento da edição do Programa Hangar Mulheres. Foram realizados painéis e palestras com a participação de autoridades como as ministras Márcia Lopes, Gleisi Hoffmann e Esther Dweck, representantes do Ministério das Mulheres e especialistas na área.

       Entre os temas abordados se destacaram a prevenção ao feminicídio, a promoção da autonomia econômica das mulheres, o fortalecimento das redes de proteção e iniciativas educacionais voltadas ao respeito e à igualdade de gênero. Também teve palestra com a secretária nacional do Ministério das Mulheres, Sandra Kennedy Viana, atividades culturais e espaços de diálogo entre os participantes.

                                                   Representação institucional

      A participação da vereadora Mara neste evento nacional reforça o compromisso da Câmara de Francisco Beltrão no acompanhamento e no fortalecimento de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres. Como Procuradora da Mulher no Legislativo, a parlamentar atua no acompanhamento de demandas relacionadas à violência de gênero e na promoção de ações que contribuam para a conscientização e a garantia de direitos.

       Para a vereadora, a integração entre os diferentes níveis de governo e instituições é fundamental para o avanço de políticas efetivas. “Eventos como este são importantes para o compartilhamento de experiências e para o fortalecimento de iniciativas que possam ser aplicadas também no âmbito municipal”, destaca Mara Fornazari.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.