ELCIO TOMAZONI RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DE FRANCISCO BELTRÃO

por maikiel publicado 20/07/2023 10h32, última modificação 20/07/2023 10h32

No dia em que completou 90 anos, nesta quarta-feira (19), o pioneiro de Francisco Beltrão Elcio Tomazoni foi homenageado com o Título de Cidadão Honorário de Francisco Beltrão, maior honraria do município. A sessão solene de entrega do Título aconteceu no plenário da Câmara Municipal, que ficou completamente lotado por familiares, amigos e convidados para o evento.

A proposição da entrega foi de autoria dos vereadores Silmar Gallina (PSDB) e Quintino Girardi (PSC), sendo aprovada por unanimidade pela Casa e através da Lei nº 4.978, de 28 de março de 2023, sancionada pelo prefeito Cleber Fontana, o título foi conferido ao homenageado, Elcio Tomazoni, por suas relevantes contribuições com o desenvolvimento de Francisco Beltrão nos últimos 70 anos.

Além dos vereadores, também prestigiaram a solenidade o prefeito, Cleber Fontana e o vice, Antonio Pedron. Também o deputado Estadual, Wilmar Reichembach. Em seu pronunciamento o deputado Reichembach lembrou da participação de Tomazoni em muitas ações da Guarda de São Cristóvão, entidade de serviços que atua há décadas em Francisco Beltrão. Já o prefeito Cleber Fontana destacou que Francisco Beltrão cresceu e se desenvolveu graças ao trabalho de Elcio Tomazoni, assim como de tantos outros pioneiros do Município.

Por sua vez, os vereadores que apresentaram a proposição da homenagem, Silmar Gallina e Quintino Girardi, lembraram de muitos feitos de toda a família Tomazoni. “São muitos anos de contribuição em causas sociais, no nosso comércio, na nossa história de maneira geral, por isso, essa homenagem se faz tão justa”, comenta Gallina. “Conhecendo toda essa história, tendo vivido parte dela, é com muita satisfação que entregamos esse título ao amigo Elcio Tomazoni”, completou Quintino.

Em nome de Elcio Tomazoni, quem se pronunciou foram os filhos, Luiz Alberto e Deoni Alberto. Luiz contou passagens da história da família, sempre liderada pelo pai. “Meus irmão e eu sentimos muito orgulho de dizer que somos filhos do Elcio a da dona Neris. Eles foram o esteio da nossa família e hoje somos quem a sociedade beltronense e da região conhece por causa deles”, destacou. Já o irmão, Deoni, apresentou um poema autoral dedicado ao pai, que emocionou todos os presentes.

Encerrando a solenidade, o presidente da Câmara de Vereadores, Tupy Prolo (PP), contou que lembra de muitas histórias ligadas ao esporte envolvendo Elcio Tomazoni. “Eu também sempre fui ligado ao esporte e muitas vezes encontrei o Tomazoni nos campos de futebol. Hoje é uma grande honra presidir o Legislativo Municipal e essa sessão solene que entrega a maior honraria do Município para alguém que realmente merece, pois são poucos que tem essa oportunidade”, concluiu.