CURSO DE MEDICINA DA UNIOESTE COMPLETA DEZ ANOS EM BELTRÃO E RECEBE HOMENAGEM DA CÂMARA

por maikiel publicado 30/10/2023 16h41, última modificação 30/10/2023 16h41

Nesta segunda-feira (30) a Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão entregou uma moção de reconhecimento pelos 10 anos de atuação do curso de medicina da Unioeste, Campus Francisco Beltrão.

A proposição do vereador Silmar Gallina (PSDB), tramitou na Casa e foi aprovada por unanimidade. Dezenas de alunos e vários professores participaram da solenidade e acompanharam a entrega da homenagem.

“O Curso de Medicina da Unioeste, que teve início no dia 20 de outubro de 2013, tem sido uma fonte de orgulho para nossa comunidade e uma contribuição inestimável para a saúde e o bem-estar de nossa região. Durante essa década de existência, o curso tem desempenhado um papel fundamental na formação de profissionais de saúde comprometidos com a excelência, a ética e a atenção integral ao paciente, consolidando Francisco Beltrão como polo regional de saúde”, comentou o vereador proponente, Silmar Gallina. Ao longo desses 10 anos, mais de 220 médicos foram formados, e boa parte deles permanece atuando na região sudoeste do Paraná, contribuindo para o fortalecimento do sistema de saúde.

Representando o curso e a universidade, o médico e professor do curso, Arizone Mendes de Araújo Filho, agradeceu a homenagem e o reconhecimento para a importância do curso de medicina para Beltrão e região. “Nossa missão é de formar profissionais qualificados e isso acontece graças ao apoio que recebemos de instituições importantes como a Câmara de Francisco Beltrão. Muito obrigado por esse reconhecimento”, destacou.

O presidente da Câmara, vereador Tupy Prolo (PP), que falou em nome do Poder Legislativo, lembrou do início do trabalho para trazer a medicina para Beltrão. “Foi uma luta árdua, muita movimentação e articulação política para que isso se tornasse realidade. O esforço conjunto da Universidade, dos deputados estaduais, da administração municipal e da sociedade organizada, como a Associação Comercial de Francisco Beltrão e a Associação Rotaria, para trazer o Curso de Medicina para nossa região merece destaque e reconhecimento. Essa conquista trouxe inúmeros benefícios para nossa comunidade, fortalecendo nosso sistema de saúde e proporcionando oportunidades de educação e pesquisa”, disse o presidente.

A solenidade ainda foi acompanhada pelo coordenador do curso de medicina, Dr. Paulo Cesar Nunes Fortes e pela professora Sara, além de alunos, convidados e imprensa.