COMPLEXO SOCIAL DE FRANCISCO BELTRÃO É UM PROJETO DESENVOLVIDO NA PENITENCIÁRIA

por maikiel publicado 22/02/2023 14h46, última modificação 22/02/2023 14h46

A Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão (PFB) tem mais de mil detentos, mas alguns projetos interessantes são desenvolvidos por lá, como o Complexo Social, que dispõe de serviço social, psicologia, pedagogia e amparo jurídico para os detentos, tudo isso com uma coordenação local para garantir a efetividade das ações.

O vereador Pedro Tufão Filho (UB) visitou a Penitenciária e conversou com o Coordenador Regional do Departamento de Polícia Penitenciária (DEPPEN), Marcos Andrade, que explicou o funcionamento e o objetivo desses serviços. De acordo com ele, é através desse tipo de projeto que detentos, que tem condições, podem trabalhar em obras públicas, como construção de escolas e postos de saúde, por exemplo. “Isso, além de gerar mão de obra, ajuda na ressocialização dos apenados”, considera Marcos Andrade.

Pedro Tufão Filho ressalta que a visita foi para conhecer esse e outros projetos da penitenciária, no sentido de, quando possível, contribuir com esse tipo de ação. “Nosso Poder Legislativo é muito atuante e estamos atentos à tudo que acontece em nosso Município. Esse projeto que da oportunidade aos apenados que querem mudar de vida é muito importante porque, além de trazer essa oportunidade de trabalhar para esses detentos, ainda disponibiliza mão de obra para o Município, o que muitas vezes é difícil de se encontrar”, informa o vereador, que concluiu afirmando que irá ajudar no que puder.

“Vamos apresentar esse projeto aos demais vereadores e pensar em como melhorar esse trabalho social que é desenvolvido aqui no nosso Município. A penitenciária não é só um depósito de criminosos. Tem gente que quer mudar de vida e oportunidades como essas podem ser a chave”, concluiu o Vereador.