COLÉGIO NOSSA SENHORA DA GLÓRIA RECEBE HOMENAGEM DO LEGISLATIVO PELOS 70 ANOS

por maikiel publicado 08/11/2022 18h14, última modificação 08/11/2022 18h14
A moção de Aplauso para o Colégio foi proposta pelo Vereador Silmar Gallina

O Colégio Nossa Senhora da Glória, de Francisco Beltrão, completou 70 anos de atividade em 2022, tendo sido fundado em fevereiro de 1950, antes mesmo da instalação do Município, que se deu em novembro do mesmo ano.

“Por conta dessa trajetória, que se confunde com a do município de Francisco Beltrão ao longo desses 70 anos, o Poder Legislativo não poderia deixar de prestar essa, mais do que justa, homenagem ao Colégio Nossa Senhora da Glória. Eu, que sou professor e trabalho junto ao Colégio, sinto-me honrado em poder, na condição de legislador, propor uma homenagem desta casa para essa instituição de tanta história em Francisco Beltrão. Parabéns, Colégio Glória”, disse o vereador Silmar Gallina, que propôs a moção.

A cerimônia de entrega foi acompanhada por dezenas de alunos do Colégio, além de professores e direção da escola. Quem também esteve prestigiando o evento foi o vice-prefeito, Antonio Pedron, que enfatizou a participação do Colégio Glória na formação de tantos cidadãos de bem, beltronenses de destaque, ao longo das últimas sete décadas.

O presidente da Câmara, vereador Quintino Girardi, parabenizou o Colégio através dos alunos e toda a equipe que esteve presente na sessão. Ele salientou que o Colégio Nossa Senhora da Glória é uma página importante da história de Francisco Beltrão e o Legislativo Municipal não poderia deixar de prestar tal homenagem.

Quem representou a instituição na cerimônia foi a diretora institucional, Irmã Adelaide Gambim. Ela agradeceu o vereador e professor Silmar Gallina pela proposição da homenagem e a todos os demais vereadores pela aprovação da moção, que reconhece o trabalho de tanto tempo. A diretora disse ainda que poder estar há 70 anos crescendo e oferecendo oportunidades aos jovens é um orgulho muito grande para o Colégio Nossa Senhora da Glória, e que essa homenagem do Legislativo Municipal celebra todo esse trabalho.

SOBRE O COLÉGIO NOSSA SENHORA DA GLÓRIA

Em 15 de fevereiro de 1952, foi solenemente aberto o Instituto Nossa Senhora da Glória (hoje Colégio Nossa Senhora da Glória) onde as Irmãs Escolares de Nossa Senhora IENS, vindas da Alemanha, lançavam nesta terra fértil de Francisco Beltrão (antigamente Marrecas), uma semente do seu ideal de educar crianças, adolescentes e jovens.

As Irmãs vieram para o Brasil em 1937, fugindo do regime nazista, implantado na Alemanha por Hitler e organizaram duas províncias, uma no Rio Grande do Sul e a outra em São Paulo. No dia 20 de janeiro de 1952 as Irmãs Escolares chegaram na Vila Marrecas e já na metade de fevereiro iniciaram as aulas. A população, apesar de pobre como afirmou o Bispo, contribuiu para que as Irmãs pudessem realizar seus planos. A 1ª sala de aula foi na casa do Sr. Vicente Longo, a 2ª sala foi para o cinema do Sr. Artur Nacke, e daí para o Salão Paroquial.

Finalmente, depois de muita luta, vencendo incompreensões, o Instituto Nossa Senhora da Glória começou a funcionar de fato e de direito, sendo sua primeira diretora a Irmã Maria Alix Bento (1952-1968). Em fevereiro de 1956, o então Instituto inaugurou sua sede própria na Cango, onde oferecia Jardim de Infância, Primário e Escola Normal de Grau Ginasial, contribuindo também na formação de professores para a região.

Da Cango mudou-se para o centro da cidade, onde funciona até hoje, com amplas instalações, contando com uma equipe de profissionais qualificados. O Colégio oferece à comunidade Berçário, Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Câmara Municipal de Vereadores/Assessoria de Comunicação