CÂMARA REGULAMENTA PARTICIPAÇÃO DE EQUIPES ESPORTIVAS DO MUNICÍPIO EM CAMPEONATOS REGIONAIS

por maikiel publicado 05/07/2023 10h35, última modificação 05/07/2023 10h41

Um projeto de lei que está tramitando na Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão pretende estabelecer critérios para definir as seleções que representarão o município em campeonatos regionais organizados pela Associação Esportiva do Sudoeste do Paraná – Aesupar.

Atualmente, o modelo de seleção usado causava algumas discordâncias entre as equipes e os desportistas, e para organizar essa situação, o vereador Rodrigo Inhoatto (PP), apresentou um projeto de lei que define como seleção para participar dos campeonatos de futebol e futsal da Aesupar, os campeões municipais das modalidades.

O projeto de lei nº 23/2023 define o critério na seleção da equipe de futebol de campo campeã do campeonato municipal de várzea como representante do Município de Francisco Beltrão para participação na Copa Sudoeste de Futebol e dá outras providências. Já o projeto 24/2023 define o critério na seleção da equipe de futebol de salão amador campeã municipal, como representante do Município de Francisco Beltrão para participação na Copa Sudoeste de Futebol e dá outras providências. As duas matérias foram discutidas e votadas em primeiro tuno nesta terça-feira (04), tendo sido aprovadas por unanimidade.

Os projetos de lei preveem ainda que o município disponibilizará todo apoio logístico, transporte de veículos próprios ou terceirizados e alimentação, para que a equipe campeã participe da competição na Copa Sudoeste de Futsal. Além disso, as despesas previstas nesta Lei correrão as expensas de dotações orçamentárias próprias, consignadas no orçamento geral do Município.

“A participação na Copa Sudoeste Futebol, organizada e coordenada pela Aesupar, oferece oportunidades de desenvolvimento esportivo, troca de experiências com outras equipes e fortalecimento do esporte local. Por meio deste projeto de lei, buscamos fortalecer o campeonato municipal de futebol de salão, estimulando a competitividade de forma saudável e o aprimoramento das habilidades dos jogadores”, destaca Inhoatto.

O vereador aponta ainda que o futebol amador e o futsal amadores desempenham um papel fundamental na promoção da prática esportiva, integração social e valorização do talento local. “Ao estabelecer a representação regional da equipe campeã municipal de futebol e de futsal, estamos incentivando e reconhecendo o esforço e dedicação dos atletas amadores, além de proporcionar maior visibilidade para o município de Francisco Beltrão”, concluiu.

A segunda discussão e votação acontecem na sessão da próxima segunda-feira, dia 10, e se aprovados os projetos, as leis entram em vigor na data de publicação.