CÂMARA PARTICIPA DA ABERTURA DA 4ª EDIÇÃO DO DIA DELAS

por maikiel publicado 01/11/2023 11h43, última modificação 01/11/2023 11h43

O dia delas é um evento organizado pelo município, através do CREAS, em alusão ao dia mundial do combate à violência contra a mulher. Dezenas de mulheres participam da quarta edição desse evento que terá até o fim da tarde, palestras e orientações sobre identificação e prevenção à violência doméstica, orientações jurídicas, produção de cabelo e maquiagem, além da prestação de diversos serviços para as mulheres que participarem. A ação está acontecendo no CREAS, na Rua Buenos Aires, atrás do Parque de Exposições.

ABERTURA OFICIAL

A abertura oficial aconteceu às 9h e contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o prefeito Cleber Fontana e a primeira dama Joice, secretárias de assistência social e da mulher, emprego e bem estar social, Nádia Bonatto e Flaviana Tubin, da chefe do escritório regional da secretaria de desenvolvimento social e família, Elenir Maciel, além dos vereadores Policial Oberdan e Tupy Prolo, presidente da Câmara.

Ambos destacaram a atuação do Legislativo em diversos projetos voltados às mulheres. Oberdan salientou que fortalecer a rede de proteção é importante, assim como trabalhar políticas públicas voltadas aos agressores, para evitar os casos e não só agir repressivamente. “Esse é um caminho que precisa ser avaliado. Temos que atuar de ponta a ponta nas situações, assim fortaleceremos o sistema como um todo”, comentou.

O presidente Tupy lembrou de projetos encabeçados pela Câmara. “Foi através de um trabalho do vereador Oberdan que teremos em breve a Casa da Mulher Brasileira. Outro projeto do Legislativo é do vereador Jean Emiliano, que prevê auxílio aluguel para mulheres vítimas de violência. Assim como esses, temos inúmeros outros projetos para garantir qualidade de vida e proteção às nossas mulheres”, disse o presidente.

ÔNIBUS LILAS

O Dia Delas tem ainda a presença do Ônibus Lilas. A unidade conta com dois consultórios, onde as mulheres podem fazer as denúncias e são acolhidas pelas psicólogas. As vítimas também recebem orientação jurídica de onde e como podem buscar ajuda. O veículo faz parte do programa de prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, de acordo com o que preconiza a Lei Maria da Penha.