CÂMARA DE BELTRÃO ESTÁ ENTRE AS MAIS TRANSPARENTES DO PARANÁ

por maikiel publicado 16/11/2023 08h53, última modificação 16/11/2023 08h53

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE) divulgou nesta segunda-feira (13) o Indice de Transparência da Administração Pública (ITP) de 2023. Esse estudo avaliou os portais do Governo do Estado, do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Assembleia Legislativa e do próprio TCE-PR - na área estadual - e mais 768 portais municipais: 386 prefeituras e 382 câmaras de vereadores.

Das câmaras municipais, a média estadual do índice de transparência dos portais foi de 71,97%, enquanto Francisco Beltrão atingiu a marca de 94,48%, obtendo como resultado o nível ouro de transparência (veja abaixo a tabela de classificação).

Os indicadores avaliados pelo TCE nos portais e que levam a esses resultados - no caso das câmaras municipais - são as informações sobre o trabalho do Poder Legislativo, como portal da transparência, publicações de atos oficiais, publicações de notícias, informações institucionais, facilidade de acesso aos conteúdos do site e etc.

“Além de ser uma das mais econômicas, estamos entre as câmaras mais transparentes do Paraná. Nossa equipe técnica trabalha para que tudo que acontece na Casa seja amplamente divulgado e para que a população saiba do que acontece na Câmara de Vereadores. Todos os nossos projetos são publicados, todos os nossos atos viram notícia e a população tem acesso a isso praticamente em tempo real, afinal, trabalhamos para o povo e as pessoas precisam saber como isso impacta no dia a dia de cada cidadão beltronense”, comenta o presidente da Câmara, Tupy Prolo, que disse ainda estar satisfeito com o resultado, mas que a intenção é melhorar cada vez mais.

NÍVEIS DE TRANSPARÊNCIA

Diamante - 95 a 100%