BELTRÃO RECEBERÁ RECURSOS DA ITAIPU PARA INVESTIMENTOS NO MUNICÍPIO

por maikiel publicado 12/05/2023 13h47, última modificação 12/05/2023 13h47

Nesta sexta-feira (12), a Associação dos Municípios do Sudoeste (AMSOP), sediou um importante encontro entre lideranças da região com diretores da Itaipu Binacional. A pauta foi o projeto apresentado pela Amsop à Itaipu, em 2021, que prevê 4 quilômetros de calçamento em cada um dos 42 municípios do sudoeste, o que totaliza 168 quilômetros e investimento de R$ 43 milhões da Itaipu. E, ainda, o alinhamento para novos projetos da Itaipu no sudoeste.

O pedido da Associação, inicialmente havia sido indeferido sob a justificativa de que o Sudoeste estava fora da área de atuação da Itaipu, mas uma recente alteração interna incluiu o Sudoeste e o projeto foi retomado. Os valores foram confirmados pelo diretor de coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, que representou o diretor geral brasileiro, Ênio Verri. Os recursos, no entanto, poderão ser aplicados em outros projetos e não só em calçamentos.

Participaram, além dos representantes de Itaipu, o presidente da Amsop e prefeito de Coronel Vivida, Anderson Barreto; o prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana; representante do Deputado Federal Zeca Dirceu; deputada federal Gleisi Hoffmann e a Deputada Estadual Luciana Rafagnin. Prefeitos e vereadores de toda a região também prestigiaram.

CÂMARA DE BELTRÃO REPRESENTOU ACAMSOP

O presidente da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão, Tupy Prolo (PP), que também é vice-presidente da ACAMSOP (Associação das Câmaras do Sudoeste do Paraná), representou todos os vereadores presentes no evento. Tupy destaca que os recursos que a Itaipu irá destinar para os municípios são muito importantes e o Legislativo Municipal de cada cidade poderá ajudar elaborar projetos a serem realizados com esse montante, trazendo benefícios para a população como um todo.