AUTISMO É TEMA DE DEBATES NA CÂMARA DE VEREADORES DE FRANCISCO BELTRÃO

por maikiel publicado 05/04/2023 09h14, última modificação 05/04/2023 09h14

O dia 2 de abril é uma data marcada por um tema extremamente importante: é o dia mundial de conscientização sobre o autismo. Mas não só por conta disso, o Legislativo Municipal, por várias vezes, teve na pauta discussões sobre esse tema. Um projeto de Lei do vereador Silmar Gallina (PSDB) foi aprovado e cria a semana de conscientização ao autismo em Francisco Beltrão.

Além disso, por proposição do mesmo vereador, a Secretária Municipal de Educação foi convidada a expor na tribuna livre da Câmara, as ações acerca dessa temática na rede municipal de ensino. Mariah Ivonete Silva apresentou aos vereadores todas as ações que abrangem o público autista nas escolas, desde a preparação dos professores e equipe de trabalho, até a contratação de profissionais específicos para atender esse público.

A Secretária lembrou também que o Centro Municipal de Apoio Educacional Multidisciplinar (CEMAEM) foi inaugurado ainda em 2019 e é a principal estrutura que atende crianças acometidas pelo espectro autista no Município. Mariah confirmou que a rede de atendimento ainda não está completa, porque não é fácil contratar profissionais, como um médico neuropediatra para atender essa demanda, mas disse que tudo que está ao alcance do poder público está sendo feito.

Ao fim da explanação, os vereadores manifestaram total apoio à causa e o Poder Legislativo vai trabalhar junto com a Administração Municipal para estruturar todo o Município, desde a educação e saúde, até os demais departamentos que tem relação com o público autista do Município.

PROGRAMAÇÃO NO CALÇADÃO

Desde o final de semana, até a próxima quinta-feira (06), está acontecendo no calçadão central uma programação por meio do CEMAEM para levar informações para a população em geral sobre o autismo. Ainda, no sábado, dia 1º, os vereadores Fernando Misturini (PSDB), Silmar Gallina (PSDB), Pedro Tufão Filho (UB) e Ronaldo Bizotto (PP), passaram pelo evento e manifestaram, mais uma vez, o apoio à causa e representaram a Câmara Municipal de Vereadores.