ASSOCIAÇÃO DOS FIBROMIÁLGICOS APRESENTA DEMANDAS AOS VEREADORES

por maikiel publicado 28/02/2023 15h37, última modificação 28/02/2023 15h37

Representantes do Grupo de Apoio aos Fibromiágicos de Francisco Beltrão (GAFFB) estiveram na Câmara de Vereadores nesta terça-feira (28), e ao fim da sessão ordinária, através de uma representante da área da saúde, fizeram uma importante explanação aos vereadores.

A farmacêutica Caroline Munhoz fez uma fala explicando o que é a fibromialgia e a importância da atenção e o correto tratamento à essa doença. Na oportunidade, os vereadores puderam tirar dúvidas e ouvir de representantes da associação, quais são as principais demandas do grupo, que tem mais de 500 membros em Francisco Beltrão. Segundo a entidade, o Município já disponibilizou um local, mas agora o que precisa é de apoio para estruturação desse espaço, com materiais e equipamentos essenciais para o trabalho de atendimento e apoio aos fibromiálgicos.

O vereador Junior Nesi (PSDB), que já acompanha esse grupo há algum tempo, destacou que o Poder Legislativo é parceiro e vai apoiar a entidade em tudo que foi possível. “Vamos estudar e elaborar projetos que venham de encontro a essas necessidades. Sabemos da relevância desse tema e da importância de dar atenção para essa doença, que atinge muita gente que ainda nem sabe direito que ela existe, por isso, vamos também divulgar o trabalho dessa associação”, destaca Nesi.

A FIBROMIALGIA

A fibromialgia (FM) é uma condição que se caracteriza por dor muscular generalizada, crônica (dura mais que três meses), mas que não apresenta evidência de inflamação nos locais de dor. Ela é acompanhada de sintomas típicos, como sono não reparador (sono que não restaura a pessoa) e cansaço. Pode haver também distúrbios do humor como ansiedade e depressão, e muitos pacientes queixam-se de alterações da concentração e de memória.