ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS, ESTADUAIS E PARTICULARES SERÃO CONVIDADOS A PARTICIPAR DAS SESSÕES DA CÂMARA

por maikiel publicado 16/02/2023 17h32, última modificação 16/02/2023 17h32
O requerimento 09/2023 é de autoria dos vereadores Tupy Prolo (PP) e Silmar Gallina (PSDB)

Na sessão ordinária do Legislativo de Francisco Beltrão da última terça-feira, foi apresentada uma proposição assinada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Tupy Prolo, e pelo vereador Silmar Gallina, no sentido de convidar alunos e professores para acompanhar o andamento das sessões da Câmara.

O requerimento, que foi aprovado por unanimidade, propõe que a Mesa Diretora da Casa envie oficio para todas as escolas de Francisco Beltrão, sejam elas as escolas municipais, as estaduais e até as particulares. “Nós entendemos que a presença desses alunos, desde as crianças dos anos iniciais até os adolescentes do ensino médio, pode ser muito importante para a formação deles. O processo legislativo está muito mais presente na vida da comunidade do que se imagina, e mostrar isso na prática vai ajudar até mesmo as famílias desses estudantes a entenderem qual é o papel do vereador e como ele trabalha”, comenta o presidente Tupy Prolo.

Já o vereador Silmar Gallina, que é professor, disse que da sala de aula é que saem os vereadores, prefeitos e todo mundo que vive em sociedade. “Atuando dentro da sala de aula e também na Câmara de Vereadores, entendo que esses dois mundos podem e até precisam estar próximos. Quem sabe é numa sala de aula dessas que esteja um futuro legislador, um futuro prefeito ou prefeita da nossa cidade. Mostrar desde cedo como o nosso Legislativo ajuda na vida das pessoas pode ser um grande passo, além, é claro, da questão do conhecimento que pode ser agregado com o que eles podem aprender acompanhando as sessões legislativas”, salienta Silmar Gallina.

Com a provação do requerimento, em breve todas as escolas receberão os ofícios de convite e a Câmara Municipal de Vereadores está de portas abertas para receber os alunos.